O poder de valor das marcas

Diversas empresas internacionais fazem pesquisas de mercado anuais em relação ao valor das marcas, contudo a “BrandZ – 100 Most Valuable Global Brands 2009” e’ uma das mais precisas que conheco, pois calcula o valor através de contribuições tangíveis e intangíveis (ex. valor das ações e porcentagem de consumidores leais a marca).

No relatório deste ano foi constatado que as companias de aparelhos de celular tiveram o maior crescimento (28%). O principal motivo e’ a tecnologia disponível nos handsets, que passam ser um computador portatíl. Além disso, cada vez mais pessoas fazem da tecnologia um facilitador para simplificar a vida.

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Para reinforcar esta tendência e’ só verificar as “Top 10” marcas, que tem 7 relacionadas a tecnologia ou telefonia. O Google e’ o primeiro colocado da lista, com valor estimado em $ 100milhoes, um uplift de 16% comparado ao ano passado.

Uma notícia boa para o Brasil e’ a entrada da primeira marca Verde/Amarela na lista. O Bradesco teve seu valor avaliado em $ 6milhoes.

Não somente houve notícia positiva para o Brasil, mas para o BRIC (Brasil-Russia-India-China) como um todo. Em decorrência da crise, que levou muitos bancos estrangeiros e instituições de seguro a falirem, criou-se uma oportunidade para marcas que estavam perto da marca cem. A China também foi beneficiada em virtude das Olympiadas, que viabilizou o reconhecimento das marcas locais a nível mundial (Que venha a Copa 2014 & Rio 2016!).

Outra mudanca interessante nas lista das 100 mais valiosas e’ em torno de marcas de ‘Home entertainment’. Com as pessoas ficando mais em casa, recebendo mais amigos e familiares para reduzir gastos sociais, as marcas de vídeo games entraram na lista pela primeira vez (ex. Nintendo : posição 32).

Apesar da redução de gastos em alguns departamentos, consumidores ainda se dão o privilégio de fazerem algumas extravagâncias, ao comprarem óculos de sol ou cosméticos, classificados como ‘small luxuries’. O resultado disso são marcas de beleza e retail na lista como L’Oreal e Zara.

“BrandZ – 100 Most Valuable Global Brands 2009” e’ produzida por Millward Brown

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1 responses to “O poder de valor das marcas

  1. Tá cada vez melhor esse blog prima. Parabéns.
    Sempre infos novas e certeiras. Tô adorando.
    Saudades. Beijos

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