A influência da moda na economia

Com a semana de moda acontecendo nas principais capitais mundiais (esta semana em Paris), este post vai mostrar a influência da moda nos demais setores econômicos.

Como exemplo, usarei o Reino Unido.

Apesar de não lançar tantos designers, a Inglaterra tem como líderes em moda estilistas bem inovadores, e irreverentes, como John
Galliano e Vivienne Westwood.

Supreendentemente, a moda contribui diretamente cerca de £ 21 bilhões para a economia britânica. É tem também um impacto econômico indirecto, no sentido de incentivar os gastos em outras indústrias, de mais de £ 16 bilhões.

Em termos de geração de emprego, existem mais de um milhão de pessoas trabalhando nesta área.

Para exemplificar o impacto, olhe o gráfico abaixo, onde o design de moda é o núcleo central, mas também inclui associações na obtenção de matérias-primas, marketing, atacado e varejo.

Além destes setores, não podemos esquecer quem existem indústrias influenciadas indiretamente, como o turismo. Na Inglaterra, a moda também esta muito associada à música e arte. Para conhecimento, Vivianne Westwood se lançou como ícone de roqueiros, sendo casada com antigo empresário dos Sex Pistols.


Mais qual é o link com Brasil?

Ascensão dos mercados novos no exterior, Brasil, Rússia, Índia e China (os BRICs), Turquia e México, tem implicado um aumento acentuado na demanda exterior para os varejistas e designers nos últimos 10 anos. Além disso, com a crescente exigência de ‘environment friendly material’, o Brasil pode se beneficiar com seus recursos naturais.

Por último, segue algumas vitrines interessantes durante Fashion Week, em destaque a loja de departamento Debenhams, que fez sua vitrine como primeira fileira das passarelas, com bonecos imitando Victoria Beckham, Anna Wintour, etc e back stage.


Debenhams


Hermes


H&M – desenho na parede muda mensalmente

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Filed under Arte, Branding, Design

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