Medicina digital

Esta semana dividi uma discussão com uma colega sobre a grande revolução dos últimos tempos. Muitos pensam que seja a mídia social, porém há quem diga seja a internet portável, ou seja, 3G, Wi fii, etc.

Eu fico apavorada com a quantidade de novos aplicativos que são lançados a cada dia. Não vou entrar no mérito da qualidade do conteúdo disponível, mas existe muito material interessante e útil.

Para utilidade pública, resolvi dedicar este post a uma área importante – a saúde.

A medicina aderiu aos meios digitais e está usando meios eletrônicos, em destaque os smartphones, como principal meio de monitorar saúde e exercícios físicos.

O primeiro exemplo é o mais antigo no mercado. Nike+ ajuda atleta a controlar batimentos cardíacos, distância percorrida, tempo, etc. Com o aplicativo pode-se propor goals e medir performance com demais na comunidade online.

Os seguintes exemplos são extremamente focados na medicina.

O plano de saúde que uso, PruHealth, tem um sistema online que pode ser ativado pelo celular, que monitora quando tempo de caminhada levo de casa-metro-trabalho por semana (via acelerometro). Além disso, minha academia está sincronizada com este sistema, e quando ativo meu cartão na entrada, o meu plano de saúde sabe que estou fazendo ginástica. O benefício é o desconto no mês seguinte. Se o paciente estiver disposto a manter equilíbrio e vida saudável, o seguro de saúde pode sair por centavos.

A Johnson & Johnson foi a primeira empresa a desenvolver aplicativo para diabéticos que ajuda a contralar dieta e insulina. Médicos aqui na Inglaterra estão incentivando pacientes com smartphones a baixarem gadgets para checar pressão, colesterol.

Infelizmente, o grande problema é que muitos pacientes não se sentem confiantes a interpretar os reusltados, ficando aflitos com os númberos obtidos.

Muitos médicos acreditam que com soluções inteligentes, criativas e práticas através mobile medicine a tendência é que população comece a coletar mais informações sobre sua saúde numa frequencia diária, ajudando a combater ou identificar pequenas alterações.

Deixe um comentário

Filed under Digital

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s