Ambush marketing

Ambush marketing é um termo muito usado aqui na Inglaterra. Este termo se refere ao uso de uma associação cuja marca não tem direito legais.

Para ser mais específica, vou usar um exemplo recente.

O Mars chocolate é parceiro da FA (Football Association), por isso é ´doce´ oficial da seleção Inglesa. Contudo, o Kit Kat, da Nestlé, fez uma campanha na torcida pelo time nacional…e esta foi mal interpretada. Para complicar a situação, o Kit Kat fechou patrocínio da transmissão da Copa pela Sky. Além do patrocínio, o chocolate ainda tem uma parceria com a Apple através de aplicativos relacionados a Copa e ao time.

MARS

Enfim, a campanha intitulada ´Cross your fingers´ (em referência a figa) está prestes a ser retirada da mídia.

Nestlé foi consultada e disse que desenvolveu a campanha dentro das suas limitações, somente usando a bandeira do país. Mas o que a Mars reinvidica é que consumidores podem interpretar que Kit Kat é o oficial patrocinador.

Enfim, esta discussão pode ir longe, porém eu sempre me pergunto o quanto vale investir milhões (literalmente milhões) em uma comunicação que poderá ser retirada do ar por conflito com competidor.

Um outro exemplo recente, o qual fiquei pasma, foi da Louis Vuitton. A luxury brand foi multada por admitir através de campanha que suas peças são desenvolvidas por craftman, ou seja, sendo feita toda a mão por especialista. Definitivamente, o focus era a Hermes, cujas bolsa são 100% manufaturas por indivíduos, sem uso de máquina.

A LVHM ainda contra argumentou, porém a ASA (associação dos direitos dos consumidores aqui) não aceitou o recurso, dizendo que eles estavam enganando o processo real ao consumidor final.

Independente se é certo ou errado,o ambush marketing ainda continuará…mas,novamente repito, ainda tenho minhas dúvidas se o retorno final desta arriscada ação atinge seus objetivos.

1 Comentário

Filed under Esportes

One response to “Ambush marketing

  1. andré ortiz

    Pri
    Também acho muito arriscado o “ambush marketing “,considerando os valores elevados envolvidos ,mas tenho reparado que isto só se aplica a grandes corporacoes,donde me pergunto se o objetivo não é esse mesmo ,de causar discussao ,chocar etcc.
    E que os custos indenizatórios já fariam parte do orcamento ??
    bjs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s