Investimento na mídia pós recessão

Passado o carnaval, as Olimpíadas de Inverno, e’ hora do ano realmente começar. O ano de 2010 esta’ sendo caracterizado como ‘post-recession’ (pós recessão). Apesar de incertas previsões, tendências macros de 2009 vão se repetir neste ano – ampliação de conectividade , boca-a-boca. Um interessante relato e’ com relação a confiança nos meios de comunicação. TV e jornal, antes tidos como grandes veículos de informação, caíram no conceito de fonte segura; blogs, forums são os grandes meios para informação confiável.

Em 2010 crescera o número de filmes em formato 3D, que influencia diretamente as campanhas em cinemas. Além do cinema, VOD (video on demand – vídeo sobre demanda) tera’ grande repercursão pois muitas pessoas ainda preferem ficar em casa (home entertainment) a sair ao cinema. Também não devo esquecer de mencionar os smartphones.

Aqui na Inglaterra a proporção destes mobiles cresceu de 3.7% para 15.6% no ano passado. Com este aumento , deve-se pensar na mudança de consumo, por exemplo, queda de leitores de jornais em meios de transporte ja’ que resumos de vários periódicos locais e nacionais estarão gratuitamente disponíveis em aplicativos.

Além dos aplicativos e’ importante salientar o uso da internet nestes aparelhos. Acesso ao Facebook via smarthphone cresceu 112% e 347% para Twitter 09 vs 08.

Em relação a gastos com mídia, o Brasil lidera o ranking nas previsões, junto com a China, outro país do BRIC. A grande razão para crescimento positivo e’ devido aumento em valor do espaço publicitário; não terá mudança na relação a volume (estático). Adspend terá um boost no período da Copa do Mundo, porém muitos anunciantes já avisaram sua preferência pelo meio online que a TV. Apesar do crescimento ano sobre ano, o Brasil ainda tem pequena participação no gasto global,liderado pelos Estados Unidos.

Por último, o gráfico abaixo mostra como gastos em mídia serão rateados. Como sempre, TV domina com mais da metade do share. No Brasil, investimento em internet ainda cresce devagar.

Espero para que este ano agências e clientes no Brasil consigam evoluir no uso da mídia social em benefício das marcas.

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s