Lições para 2010

Um das empresas que mais me encanta aqui na Inglaterra em questão de marca, posicionamento, comunicação e’ a Marks & Spencer, ou simplesmente M&S.

M&S foi aberta em 1884 como bazar, aonde vendia basicamente roupas. Contudo hoje o portifolio dela vai de roupas,lingeries a comida. Sim, M&S e’ sinônimo de supermercado primium. E, para complementar, eles só’ vendem produtos de marca própria.

O mote de comunicação do supermercado e’ brilhante: “Quality worth every penny” (Qualidade que vale cada centavo). Ou seja, apesar de primium, eles querem mostrar que vale a pena gastar mais…e’ vale mesmo. Produtos sempre bem selecionados.

Não só o supermercado tem campanhas de sucesso, mas a corporação em si. Há alguns anos atrás, eles se lançaram como uma das empresas mais inovadoras em buscar produtos fair trade, eco friendly para abaster sua produção. Em tal momento, a comunicação foi toda voltada para ‘Look Behind the Label” (Olhe por trás da etiqueta/marca), aonde eles mostravam os processos e métodos usados por atrás da sua produção.

Nesta mesma época, eles decidiram por lançar edições limitas cujo lucro vai para entidades assistidas pela rede M&S.

E, por ultimo, desde 2007 eles introduziram a iniciativa corporativa chamada “Plan A – because there is no plan B”. Esta campanha visa numa drástica mudança no negocio, cujo objetivo são 100 metas para serem alcançadas em 5 anos. Estas são referentes ao social-environment.

O comprometimento foi reforçado pelo tag line (Because there is no Plan B), que demonstra que eles estão para valer voltados a buscar melhorias nos seguintes campos: lixo, clima, materiais auto-sustentáveis, parceiras fair trades e qualidade de vida.

O bárbaro que toda linha comunicativa visa este objetivos. O site da corporação e’ basicamente voltado a recomendações de como econizar energia, altitudes para melhor estilo de vida, entre outros.

Por ultimo, mais uma vez, consegui visualizar a seriedade da campanha nesta semana, quando representantes da M&S levaram um ‘tapete de patchwork’ a Copenhagen,aonde varias mensagens de clientes foram estampadas para serem lembradas nas do encontro.

Este e’ umas dos melhores exemplos de retailers que se modernizaram ao longo dos anos e continuam construindo sua historia

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