Influencia das celebridades

É com alegria que venho compartilhar o lançamento da empresa 2Day Estudos de Mercado e Marketing, da qual sou correspondente de tendêcias na Europa.

Hoje estarei compartilhando uma pesquisa global que tive acesso sobre uso de celebrides em campanhas.

Para terem um idéia, um em cada quatro anúncios tem celebridade (ex. jogador, cantor, ator, top model, etc) associada a marca ou produto anunciante. Uma das principais razões para uso de famosos é a audiência que eles conseguem alcançar. Além disso, se a personalidade está em alta exposição no momento (ex. ator/atriz da novela atual), eles conseguem alavançar rápido retorno em vendas.

Sei que empresas no Brasil usam muito esta estratégia, porém acredito que demais países em desenvolvimento, ou mesmo o BRIC (Brasil-Russia-India e China) tem a tendência de promover marcas a partir de ídolos.

Nos gráficos abaixo, a Asia e América Latina são regiões que admitem ser influenciadas por celebridades em campanhas de comunicação de produtos/serviços.

Picture 1

No segundo gráfico é possível ver quais os segmentos que mais usam famosos na sua identidade, sendo obviamente moda e cosméticos.

Picture 2

As vantagens dos uso de imagem associado com ídolos pode ser benéfica em vários níveis, porém é muito importante uso de pesquisa para encontrar o ‘match’ ideal entre valores da personalidade e marca. Outro cuidado é verificar se a celebridade escolhida já está ‘patrocinando’ outros produtos, além de analisar seu CV, ou seja, verificar passado, artigos, e demais informações que podem vir a prejudicar a aliança.

Source: Sensor: The face of a brand – estudo online em 25 paises em Dezembro de 2008 (24.272 adultos com 18anos+)

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s